quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CLIMATÉRIO (crônica)

                                                         
                                                       Climatério   ( à amiga Viviane Ardigo )
                                       

                  

             Verdade, juro que é verdade. Na quinta-feira à noite fui ao centro da minha cidade, mais especificamente na praça, como todos sabem...  é na praça que acontecem os eventos nas cidades do interior, e , como é de costume, às quintas-feiras as pessoas lá comparecem para comprar sua tapioca, seu bolo de mandioca e outros quitutes saborosos na famosa feira da lua, além de encontrar os amigos.

            Estava eu andando com meu filho quando ouvimos alguém nos chamar, olhamos e vimos nossa amiga Bibiana e seus dois filhos, Issa de dezoito anos e Mat de doze anos, sentados à mesa próxima a uma barraca. Convidaram-nos para sentar e aceitamos. Boa noite pra lá, boa noite pra cá, como vai tudo bem, histórias daqui e dali até que a dona Bibiana me contou o seguinte:

            _Dona Bete, a senhora não imagina o que aconteceu comigo?
            _Nossa! O quê?
            _Tenho passado muito mal de saúde há um bom tempo.
            _Sim, amiga , o que foi?
            _Sabe aqueles calores que eu sentia? Resolvi procurar um endocrinologista e ele disse que eu  deveria fazer reposição hormonal, pois já estava no climatério e quase na menopausa.
             _Credo! Já? Tão jovem ainda!_ comentei admirada.
             _Pois é. Só que os remédios começaram a me fazer muito mal e eu sentia muita dor na barriga, sentia o estômago ruim e com muita dor e ficava mole mole toda tarde.
             _E aí, Bibiana, o que você fez?
            _O doutor disse que era normal o remédio dar muitas reações mas de tanto eu reclamar, ele me encaminhou para um nutricionista e um gastro, pois meu estômago e meu fígado poderiam estar com problemas, já que eu estava emagrecendo muito.
             _Mulher do céu! Quanta coisa, não?!
             _É, dona Bete, mas não parou por aí, não. Eu comecei a sentir muita dor nas costas também.
             _ Vixiiii! Você se benzeu? Só assim pra melhorar, não é mesmo?
              _Que nada! O gastro queria que eu fizesse endoscopia mas antes pediu para eu fazer ultrassonografia do fígado e vesícula, ele disse poderia ter alguma pedrinha causando tudo aquilo. Então, ele  me encaminhou para outra clínica para fazer o exame. E o tempo passando e eu muito mal...  eu já estava cansada de tanto médico na minha frente.
               _Entendo _ concordei. Mas tinha pedra no fígado? Na vesícula?
               _Que nada! Procuraram até pedra no rim e nada.
               _Que horror! Então o caso é grave, Bibiane?
               _Pois é, dona Bete, no final do exame veio o susto: o doutor disse  que a pedrinha que ele encontrou tem bracinho, perninha, terá nome e sobrenome e é uma menina. Estou grávida de quase quatro meses...Bem que ontem à noite eu senti uma tremidinha na barriga... achei que fossem gazes...
                _Hummmm!!!!????? Climatério... climatério...


Nenhum comentário:

Postar um comentário